terça-feira, 1 de junho de 2010

"Deslizando" nas palavras sem saber...

Quantas vezes pronunciamos certas frases ou palavras sem nos darmos conta de que estamos "ferindo" o bom idioma. Sem olvidar, no entanto, de que a fala é dinâmica e quem se apodera dela é o usuário, o falante. Por isso, existem as diferentes formas de manifestação: falamos de um jeito em casa, com nossos amigos e, dependendo dos ouvintes, relaxamos ou caprichamos na linguagem. As pessoas falam ou escrevem as palavras ou as frases achando que estão corretas e lá vem uma chata de carteirinha como eu e diz que "não é assim, mas assado". Isso acontece porque os gramáticos, os registradores da norma culta do português, não podem aceitar as formas erradas de falar do povo como se verdadeiras fossem. Salvo depois de certo tempo de uso consensual! Escolhi alguns pequenos e corriqueiros deslizes cometidos no dia a dia. Tenho muita dó de quem sofre.

O certo é "tenho muito dó (no masculino, pois dó pertence a esse gênero).
Vou sair para fora de casa! Logo entrarei para dentro!

Vocês já viram alguém sair para dentro de casa ou entrar para fora dela? O certo é: Vou sair de casa e depois entrarei nela!
Eu moro à rua Benjamin Constant. Dois errinhos: primeiro, eu moro na Rua (com letra maiúscula é o segundo erro) Benjamin Constant. Epa! Mordi minha língua!

Merecia mordê-la mesmo, pois não se usam pronomes possessivos (meu, teu, seu,...) para se referir a partes do corpo, qualidades do espírito ou peças de vestuário.
Embora sejam "frescuras" da gramática , porque é norma, é "lei", devemos respeitá-la.

O certo é dizermos: Mordi a língua, Juquinha perdeu o juízo. Sujei a camisa, torci o pé, perdi a paciência, só com os artigos o(s), a(s) e sem o meu, minha, meus, minhas, seu e o resto todo, que não quero ser repetitiva. Chata e prolixa, é dose!
Agora, algumas palavrinhas "mal" pronunciadas!

(Lembrete! A sílaba tônica, estará marcada em negrito para ressaltar).

Nobel, gratuito, fortuito, intuito, fluido (o velho substantivo, não o verbo), rubrica, cateter, pudico, subida honra (de subida mesmo, a parte mais elevada da honraria), avaro, recorde, libido (A libido, palavra feminina, o que seria de nós, mulheres, sem ela!), ureter, tex, só para lembrar as mais usadas e mal articuladas, (eta, palavrinha metida a besta!)

Agora, façam um exercício oral. Pronunciem as frases e as palavras acima de forma correta. Tenho certeza de que logo, logo se acostumarão com o boa pronúncia delas
!

Amiga, não me esqueci do teu pedido!

2 comentários:

  1. Arlete,
    Gostaria de rasgar o anonimato, mas sinto constrangimento se cometer algum erro e ver esse defeito publicado em teu blog. Venho aqui sempre e adoro tudo o que escreve.
    Um beijao bem enorme.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Amigo(a):
    Que pena que não rasgaste o anonimato! Adoraria saber quem és. E, quanto a "medo" de cometer erros, quem não os comete?! O nosso idioma é dificílimo mesmo.
    Estarei sempre esperando a tua visita e um novo comentário.
    Um abração.

    ResponderExcluir